Como fazer exercício prancha

Quando lembramos que o verão está chegando, logo de cara pensamos nos quilos a mais que conquistamos durante os dias frios. Com isso, o desejo pela barriguinha chapada sempre se faz presente. Para conquistá-la sabemos que não adianta apenas melhorar a alimentação, precisamos melhorar nossa saúde como um todo e, nisso, também estão incluídos os exercícios físicos como por exemplo a ginastica localizada.
O principal exercício para perder as gordurinhas indesejadas da barriga e definir os músculos da região é o abdominal. Essa categoria de exercícios inclui diferentes movimentos, que são capazes de trabalhar cada músculo abdominal de maneira diferente.
Hoje você vai aprender a maneira correta de executar um dos abdominais mais temidos, mas também um dos mais fáceis de serem feitos: a prancha. Por mais que ela seja um exercício fácil, a maior parte das pessoas não sabe executá-lo da maneira correta, fazendo com que a sua prática possa ocasionar lesões.

Aprendendo o exercício da maneira certa

Logo que iniciamos a prática de exercícios e nosso corpo ainda não está acostumado, é normal que possamos achar um pouco difícil manter a postura por tanto tempo. Por isso, o recomendado é que você comece a prática da prancha por poucos segundos e, na medida que seu corpo for se adaptando, aumentar esse tempo.
Para iniciar o exercício, primeiro devemos ficar de bruços em um colchonete. Apoie-se sobre seus cotovelos e os mantenha na mesma linha de seus ombros, de modo que o braço forme um ângulo de 90 graus. A cabeça deve estar alinhada com o corpo, ou seja, nem muito elevada e nem muito abaixada.

Os pés devem estar levemente separados. Apoie-se sobre a ponta dos pés, em seguida, contraia o bumbum e o abdômen. Assim, você já estará na posição correta do exercício. Mantenha-se na mesma posição por alguns segundos predeterminados ou o máximo que você conseguir. Lembre-se de que tremer durante a execução do exercício é extremamente normal até que a sua musculatura corporal esteja acostumada com ele.
Quando se sentir à vontade, você pode começar a fazer algumas variações no exercício. Levantar uma das pernas, um dos braços ou uma perna e um braço ao mesmo tempo pode ser uma ótima ideia para trabalhar mais com seus músculos.


Conheça alguns dos benefícios da prancha

Evita lesões: A prancha vai te ajudar a evitar lesões ocorridas por conta de uma postura incorreta ou de exercícios executados de maneira errada e que podem prejudicar sua coluna.
Desenvolve uma boa postura: Trabalhar com os músculos abdominais pode ajudar a firmar o tronco e desestressar os músculos lombares, fazendo com que nossa postura melhore.
Define os músculos abdominais: Esse é o principal objetivo de quem pratica exercícios abdominais. Quando praticamos a prancha, nossos músculos são fortalecidos e acabam se desenvolvendo.
Queima calorias: A prancha não se trata de um exercício de movimentação mas, mesmo assim, ela é capaz de aumentar nosso metabolismo e fazer com que percamos mais calorias.
Desestressa os músculos: Na medida em que alongamos nossa musculatura, as temidas câimbras, que são originadas através do estresse, vão diminuindo.

Comentários